Jogo do Pau II

 

Nota: As opiniões e acções expressas nos videos são da inteira responsabilidade dos intervenientes. O “Videos de Artes Marciais” não se responsabiliza por danos resultantes da prática ou imitação dos mesmos.

About these ads

~ por unamblog em Outubro 25, 2006.

17 Respostas to “Jogo do Pau II”

  1. e mesmo necessario aqueles saltos com piruetas amaricadas? ou e so para dar uma dinamica diferente ao desporto?

  2. Olá. Antes de mais obrigado pela visita…
    Quanto à questão colocada e tendo em conta o meu conhecimento limitado desta arte, creio que os praticantes de Jogo do Pau não o consideram bem um desporto…e as “piruetas” são os volteios que servem para criar uma maior inercia do movimento, delegando mais força no cajado.

  3. Na realidade o volteio do Pau é a unica maneira de sair ileso num combate de inferioridade numerica. Quanto à vertente desportiva no JDP também existe, usando para o efeito protecções e sistema de pontos. No entanto o JDP é forjado na mais pura realidade do combate com armas do género, fruto da história militar impecável do dominio Português na chamada esgrima medieval, muito superior aos chamados sistemas asiáticos.
    Até ao momento pode-se dizer que os lutadores eximios desta nobre arte são invictos e campeões mundiais contra artes do género.
    Portanto para aqueles que acham os saltos “amaricados” fica aqui um convite para um desafio amigavél, onde poderemos ver se o volteio consegue funcionar ou não. Melhor do que ver para crêr é Sentir para acreditar.

  4. Só faltou mesmo informar onde e quando se poderá praticar e conhecer melhor esta arte portuguesa O JOGO DO PAU…

  5. por exemplo, em Lisboa, no Ginásio Clube Português:

    http://www.gcp.pt/index.jsp?id=105&page=modalidades

  6. Olá, antes de mais fico feliz por ter descoberto que esta Arte Marcial genuínamente portuguesa, não morreu e parece-me bem viva, por estas imagens.Já agora uma questão: Existe algum local onde se treine o genuíno jogo do Pau no Porto?
    Obrigado

  7. a ignorancia é de facto muito atrevida. as piruetas amaricadas que o amigo fala, servem para, usufruir da inercia, como aqui alguem falou e muito bem, do movimento da anca. e garanto-lhe que os resultados sao muito eficazes.

  8. O Jogo de pau chegou até o Brasil, mais especificamente ao Rio de Janeiro. Lá, praticado pelas maltas, fundiu-se com a capoeira! Nessa época, meados do séc. XIX, a capoeiragem do Rio de Janeiro era menos acrobática – calcada em rasteiras e chutes – e denominada de Pernada Carioca! Essa capoeiragem (quase extinta hoje em dia) utilizava ainda a navalha catalã e bengalas com pontas de faca escondidas, que eram lançadas sobre o oponente de forma similar ao Jogo de Pau. Grande contribuição lusa à pernada carioca!

  9. OLÁ EU TAMBEM ANDO NISSO

  10. FIXE

  11. Procuro pessoas interessadas em formar um grupo para aprender a pratica do jogo do pau na cidade de são carlos – sp Brasil. A ideia é formar um grupo para desenvolcer ao maximo o aprendisado e fundar uma associação com vinculos de aprendizado marcial e desportivo e se possivel filiar-se a associações o federações mundiais, visando difundir o aprendizado do jogo.

  12. Sou descendente do Malhadinhas de Barrelas, imortalizado por Aquilino Ribeiro e ele era um grande jogador. Gostaria de saber se há alguém no Brasil que pratique o jogo do Pau.
    Mauro Monteiro

  13. Mas que porra mais amaricada é essa??? jogo do “PAU”……..saltos de bailarina,aquele homem ficou rodando feito peão e os outros caras não sabem nem bater.Se é um mestre em kendo rapidinho deixava este coitado no chão pensando no “jogo no PAU” que a sua mulher está fazendo com o vizinho.
    e fora de Portugal ninguém conhece essa luta de padeiro!
    kendo 100% eficiência.

    • Existem competições “não-oficiais” de combate com paus. E reza a lenda que os “chinocas” que vem com kendos e kung-fus dão-se mal. Uma historia conhecida é que um mestre de combate com Bo foi parar ao hospital ao tentar demonstrar uma tecnica, que um mestre muito famoso em Portugal contestou… e provou que era ineficiente.

      E essa porra amaricada, são técnicas medievais de combate com espada difundidas pela Europa, e por acaso (ou não) conservadas em Portugal através de combate com pau.

    • 100% Kendo, faça uma pesquisa por esgrima lusitana ou jogo do pau no youtube.
      O que está a ver neste video é uma luta de 1 para 3. Necessariamente as voltas são fundamentais para estar de costas ao que está mais longe, podendo assim atacar os outros 2.
      Não tem necessidade de ser ofensivo, mas se insistir na ineficácia desta arte marcial, considere-se desafiado para um duelo sem protecções.

  14. Eu sou Carlos e tem 2 anos que procuro quem pratique o jogo no Rio de Janeiro, e nada. Alguém está praticando?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: